Periodontia

As doenças periodontais variam de inflamação da gengiva simples ( gengivite ) para doença grave que resultará em maiores danos ao tecido mole e osso que suportam os dentes ( periodontite ) . Nos piores dos cenários  dentes são perdidas. Se a sua doença gengival está parado, diminuiu, ou piora depende muito da sua higiene dentária diária.

Gengivite

Quanto mais longos as bactérias estão em contato com gengivas e dentes , mais eles se tornam prejudiciais . As bactérias ( em forma de placa e tártaro ) causam uma inflamação das gengivas chamado ” gengivite . ” Com a gengivite , a gengiva se tornar vermelha, inchada e pode sangrar facilmente . A gengivite é uma forma leve da doença gengival que normalmente pode ser revertida com a escovação diária , uso de fio dental e limpeza regular por um dentista ou higienista dental. Esta forma da doença da gengiva não inclui qualquer perda do osso e dos tecidos ao redor dos dentes.

A doença da gengiva

Quando há um acúmulo de placa bacteriana, gengiva e osso podem começar a diminuir. Às vezes, a gengiva se retrai com o osso e às vezes isso não acontece. De qualquer maneira, o dente pode tornar-se móvel.

Periodontite

Quando a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para periodontite ( inflamação ao redor do dente ) . Na periodontite , gengivas se afastam dos dentes e espaços proximais ( chamados de ” bolsões” ) que se tornam infectados . O sistema imunológico do corpo luta contra as bactérias como a placa e cresce abaixo da linha da gengiva . Toxinas bacterianas e resposta natural do corpo à infecção começam a quebrar o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar. Se não for tratada , os ossos , gengivas e tecidos que suportam os dentes são destruídos. Os dentes podem, eventualmente, tornar-se solto e tem que ser removido .

Tratamentos

O principal objetivo do tratamento é controlar a infecção. O número e tipos de tratamento irá variar , dependendo da extensão da doença da gengiva . Qualquer tipo de tratamento exige que o paciente mantenha cuidados diários em casa. O seu dentista também pode sugerir a mudança de certos comportamentos, como parar de fumar, como uma forma de melhorar o resultado do tratamento .

Limpeza Profunda ( raspagem e alisamento radicular ) e procedimentos cirúrgicos

O dentista , periodontista , ou higienista dental remove as bactérias através de um método de limpeza profunda chamado raspagem e alisamento radicular . Scaling significa raspar o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva . Alisamento radicular se livrar de manchas ásperas na raiz do dente , onde os germes se reúnem , e ajuda a remover a placa bacteriana e tártaro. Em muitos casos, os procedimentos de cirurgia mais invasiva pode ser usado em conjunto com antibióticos e tratamentos antimicrobianos .

Quando o tratamento ocorre extrações dentárias tarde demais pode ser a última solução para evitar a perda óssea.